• Home

    EASD 2024 - Efeitos da Serotonina na Secreção Intestinal de GLP-1

    12 de setembro de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o Contexto?

    A serotonina (5-HT) está envolvida na motilidade intestinal, na secreção de fluidos e eletrólitos e na sensibilidade visceral. Como a 5-HT é secretada em resposta à pressão mecânica e aos nutrientes, ela serve como um sensor físico e químico. Diante disso, esse tema foi abordado pelo Dr. Tyler Cookson durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.

    Resumo da Palestra:

    O palestrante inicia explicando que o seu estudo investigou os efeitos da serotonina na secreção intestinal de GLP-1 em ratos. O intestino delgado e o cólon foram isolados cirurgicamente e perfundidos com diferentes concentrações de 5-HT (0.1nM, 1nM, 10nM). No intestino delgado, a 5-HT aumentou a secreção de GLP-1 em até 91,2%, sem alterar os níveis de somatostatina. O índice de motilidade intestinal também aumentou significativamente. No cólon, a 5-HT estimulou a secreção de GLP-1 em até 46,5% e de somatostatina em até 70,7%. Antagonistas da 5-HT não inibiram a secreção de GLP-1 no cólon. O Dr. Cookson conclui que a 5-HT estimula fortemente a secreção de GLP-1 e somatostatina, mas os mecanismos envolvidos ainda são incertos e podem envolver múltiplos subtipos de receptores.

    Qual o Impacto na Prática?

    Na prática clínica, a manipulação da sinalização da serotonina pode ser uma estratégia terapêutica potencial para doenças relacionadas ao intestino.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-efeitos-da-serotonina-na-secrecao-intestinal-de-glp-1


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.