EASD 2024 - Atividade Física Leve Pode Ser Uma Estratégia Eficaz na Saúde Metabólica de Jovens?
11 de setembro de 2024
um minuto de leitura
O comportamento sedentário (SB) é um fator de risco essencial para sobrepeso e obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 (DT2). Embora certos níveis de atividade física possam atenuar os efeitos prejudiciais do SB, as respostas cardiometabólicas envolvidas ainda não são totalmente compreendidas. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Sabrina Sanfilippo durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
A palestrante inicia explicando que o seu estudo avaliou os efeitos do comportamento sedentário e da interrupção do SB com atividades físicas em parâmetros cardiometabólicos de jovens adultos com sobrepeso/obesidade. Foram comparadas quatro condições em um dia de trabalho simulado de 8 horas: sentar prolongado (SIT), sentar com interrupções para ficar de pé (SIT-STAND), ficar de pé continuamente (STAND) e caminhar continuamente (WALK). Em relação ao SIT, todas as outras condições reduziram significativamente os níveis de glicose média em 8 horas, com destaque para WALK, que apresentou glicose 7% menor 2 horas após o café da manhã (88,5 mg/dL vs 95,3 mg/dL; p=0.002). Caminhar também melhorou significativamente a variabilidade da frequência cardíaca (HRV). A Dra. Sanfilippo conclui que caminhadas leves durante o expediente reduzem glicose e melhoram HRV em comparação ao sedentarismo e outras posturas.
Na prática clínica, a atividade física leve, como caminhar, pode reduzir a glicemia média e melhorar a variabilidade da frequência cardíaca em adultos jovens com sobrepeso ou obesidade, portanto pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a saúde metabólica nesses indivíduos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-atividade-fisica-leve-pode-ser-uma-estrategia-eficaz-na-saude-metabolica-de-jovens
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.