Diabetes Pernambuco 2024 - Reposição de Testosterona na Mulher: Amiga ou Inimiga?
05 de julho de 2024
2 minutos de leitura
A testosterona é um hormônio relacionado ao desejo sexual e disposição. A reposição de testosterona na mulher é um assunto muito polêmico na atualidade. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Jewel Kling durante sua palestra no evento Diabetes e Metabolismo Pernambuco 2024.
A palestrante inicia mostrando que os níveis de testosterona na mulher tendem a serem estáveis, já que o ovário peri e pós-menopausa é um órgão produtor de androgênios - exceto em pacientes com ooforectomia bilateral. Por isso, a Dra. Jewel Kling reforça que não existe síndrome de deficiência androgênica nas mulheres. O diagnóstico do transtorno de desejo sexual hipoativo é clínico, portanto, não é recomendado a dosagem de níveis de testosterona na mulher. A reposição de testosterona se mostrou eficaz na melhora da libido nessas pacientes e não há estudos correlacionando a reposição com efeitos adversos graves. A palestrante reforça que essa é a única indicação da reposição de testosterona em mulheres. Dessa forma, a reposição de testosterona é amiga, mas somente para aquelas mulheres com a indicação correta.
Na prática clínica, não é recomendado a dosagem de testosterona para diagnóstico de transtorno de desejo sexual hipoativo, visto que o diagnóstico é clínico. A reposição com testosterona é indicada somente nesse caso e não deve ser prescrita para prevenção de fratura óssea ou osteoporose, ganho de massa muscular e melhora da disposição. O tratamento deve ser feito via transdérmica.
TESTOSTERONE REPLACEMENT IN WOMEN: FRIEND OR FOE?
Speaker: Jewel Kling (USA)
Coordinator: Leonardo Bandeira (PE)
Debators:
Rafael Buck (online) (SP)
Alberto Dias (GO)
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/diabetes-pernambuco-2024-reposicao-de-testosterona-na-mulher-amiga-ou-inimiga
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.