Diabetes Pernambuco 2024 - Quais são os Desafios na Jornada do Paciente Diabético no Sistema Público de Saúde?
05 de julho de 2024
um minuto de leitura
A população com Diabetes tem risco aumentado de doença cardiovascular e renal, com impacto direto no aumento de mortalidade desse grupo. No Brasil, o SUS fornece várias classes de medicamentos para o tratamento desses pacientes. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Rosane Kupfer durante sua palestra no evento Diabetes e Metabolismo Pernambuco 2024.
A palestrante inicia reforçando as alterações recentes nos guidelines de tratamento de Diabetes. Deve-se levar em consideração no momento da decisão do arsenal terapêutico a presença de aterosclerose, indicadores de alto risco, insuficiência cardíaca e doença renal crônica. Os inibidores de SGLT2 tornaram-se grandes aliados no manejo dessas comorbidades associadas ao diabetes. No contexto do Sistema Único de Saúde, a Dapagliflozina está disponível para o tratamento de diabetes em paciente de alto risco cardiovascular. A palestrante reforça a importância da liberação de um inibidor de SGLT2 na rede pública de saúde brasileira.
Na prática clínica, o tratamento de Diabetes vai além da terapia medicamentosa e deve-se abordar a alimentação, mudança de estilo de vida e o tratamento das condições clínicas relacionadas. No Sistema Único de Saúde, a Dapagliflozina está liberada para pacientes com Diabetes com idade acima de 40 anos e doença cardiovascular estabelecida ou homens com mais de 55 anos, ou mulheres com mais de 60 anos, e alto risco de desenvolver doença cardiovascular.
SATELLITE SYMPOSIUM ASTRAZENECA DESAFIOS NA JORNADA DO PACIENTE DIABÉTICO NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE
Speaker: Rosane Kupfer (RJ)
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/diabetes-pernambuco-2024-quais-sao-os-desafios-na-jornada-do-paciente-diabetico-no-sistema-publico-de-saude
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.