Diabetes Pernambuco 2024 - O Ano de 2024 na Vitamina D
08 de julho de 2024
2 minutos de leitura
A vitamina D é um integrante fundamental na regulação do metabolismo do cálcio. O nível sérico de vitamina D é determinado tanto pela produção na pele em resposta à luz solar, quanto pela ingestão de alimentos ou suplementos. No ano de 2024 a Endocrine Society divulgou novas orientações quanto à reposição de vitamina D e seus níveis desejados. Diante disso, esse tema foi abordado pelo Dr. Francisco Bandeira durante sua palestra no evento Diabetes e Metabolismo Pernambuco 2024.
O palestrante inicia reforçando a dificuldade de se atingir a ingestão diária recomendada de vitamina D através da alimentação. Níveis séricos de 16 a 20 ng.mL são suficientes para prevenir osteomalácia, desde que garanta ingestão diária adequada. Segundo o palestrante, a Mayo Clinic utiliza o ponto de corte de 20 a 50 ng.mL Dessa forma, o Dr. Bandeira justifica que os pontos de cortes são variáveis e inconclusivos. Ele apresenta o estudo japonês que mostra que a deficiência de vitamina D abaixo de 20 ng.mL contribuiu para rompimento de aneurisma intracraniano. Também foi mostrada a regulação genética do metabolismo da vitamina D. Quanto a relação de vitamina D e doenças crônicas, o palestrante iniciou reforçando a relação de deficiência de vitamina D e descompensação de insuficiência cardíaca. Em pacientes com pré-diabetes, a suplementação de vitamina D é segura, efetiva e reduz o risco de diabetes em 15%. Foi citado o estudo VITAL, avaliando a relação da vitamina D, a redução de morte por neoplasia e ocorrência de doenças autoimunes. Segundo esse estudo, a suplementação de vitamina D por cinco anos, com ou sem ácidos graxos ômega-3, reduziu a ocorrência de doenças autoimunes. O Dr. Bandeira finalizou reforçando que a maioria da população mundial, incluindo países solares como o Brasil, não atingem níveis suficientes de vitamina D através da alimentação ou do sol, portanto, a suplementação é necessária.
A suplementação de vitamina D deve ser feita com D3 (Colecalciferol) ou Calcitriol. O Calcifediol tem uma resposta laboratorial mais rápida quando comparado ao Colecalciferol, podendo ser usado em situações clínicas específicas. A suplementação de vitamina D é necessária para se manter a concentração sérica de vitamina D de 20 ng.mL em indivíduos saudáveis e maior de 30 ng.mL em pacientes com doenças osteometabólicas.
THE YEAR IN VITAMIN D
Speaker: Francisco Bandeira (Brazil)
Coordinator: Luiz Griz (PE)
Debators:
Catia Eufrazino (PB)
Lucian Oliveira (PE)
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/diabetes-pernambuco-2024-o-ano-de-2024-na-vitamina-d
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.