Diabetes Pernambuco 2024 - Hipertireoidismo: Estratégias de Tratamento em 2024
06 de julho de 2024
2 minutos de leitura
O hipertireoidismo é o estado de tireotoxicose, quando a origem do excesso de hormônio tireoidiano é a própria glândula tireoide. A Doença de Graves (DG), representa a principal causa de hipertireoidismo. É mais comum em mulheres e tem maior incidência dos 30 aos 60 anos. O tratamento envolve controle dos sintomas adrenérgicos, drogas anti-tireoidianas, radioiodoterapia e cirurgia. Diante disso, esse tema foi abordado pelo Dr. Hossein Gharib durante sua palestra no evento Diabetes e Metabolismo Pernambuco 2024.
O palestrante inicia mostrando o conceito de Tireoidite Silenciosa, uma doença rara, de início rápido, com hipertireoidismo laboratorial, porém sem aumento de tireoide, ausência de oftalmopatia e TRAB negativo, com RAIU inferior a 1%. A abordagem terapêutica inclui controle sintomático, sem tratamento específico. Ao abordar a DG, o Dr. Gharib reforça que as opções de tratamento devem ser discutidas com o paciente. Nessa doença, o Metimazol é o medicamento de escolha. Seus efeitos colaterais incluem agranulocitose e hepatite medicamentosa, portanto, o paciente deve ser monitorizado. O tratamento com drogas antitireoidianas dura cerca de 12 a 18 meses. O palestrante reforça que existem fatores que contribuem para maior remissão da doença, como sexo feminino, acima de 40 anos e não tabagista. A terapia com droga antitireoidiana de longa duração é segura e efetiva. Nesse caso, os níveis de TRAb podem flutuar e a terapia pode ser cessada quando o anticorpo negativar. Quanto à radioiodoterapia, o Dr. Gharib aponta que é uma opção terapêutica efetiva, segura e de baixo custo e não apresenta efeito adverso caso a paciente tenha desejo de gestar futuramente. Por outro lado, não deve ser usada durante a gestação e em casos moderados a graves de DG. A cirurgia pode ser realizada em criança e diante de nódulo tireoidiano suspeito. O palestrante finaliza abordando o manejo do bócio tireoidiano multinodular tóxico. Nesse caso, a tireoidectomia é a melhor opção terapêutica.
Na prática, o tratamento do hipertireoidismo deve ser discutido com o paciente. Na Doença de Graves, o Metimazol é o medicamento de escolha. A terapia de longa duração com droga antitireoidiana pode ser prescrita para pacientes mais jovens, com doença estável em baixa dose de Metimazol. Se a paciente desejar gestar, o propiltiouracil, a cirurgia e a radioiodoterapia são opções a serem consideradas.
HYPERTHYROIDISM: TREATMENT STRATEGIES IN 2024
Speaker: Hossein Gharib (USA)
Coordinator: Gustavo Caldas (PE)
Debators:
Elba Bandeira (PE)
Cristina Bandeira (PE)
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/diabetes-pernambuco-2024-hipertireoidismo-estrategias-de-tratamento-em-2024
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.