• Home

    Diabetes Pernambuco 2024 - Análise da Composição Corporal e da Densidade Óssea segundo o Posicionamento de 2024 da ISCD (International Society for Clinical Densitometry)

    08 de julho de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o Contexto?

    A Sociedade Internacional de Densitometria Clínica (ISCD) se posicionou em 2024 sobre a análise da composição corporal e da densidade óssea. Diante disso, esse tema foi abordado pelo Dr. Mike Lewiecki  durante sua palestra no evento Diabetes e Metabolismo Pernambuco 2024.

    Resumo da Palestra

    O palestrante inicia explicando que houve adições às recomendações prévias, mas não houve mudanças. As imagens DXA de fêmur devem ser revisadas em busca de anormalidades corticais no espectro de fratura atípica de fêmur (AFF). O Dr. Liwiecki reforça que não se deve usar somente um corpo vertebral para classificar e diagnosticar osteopenia ou osteoporose. O escore de osso trabecular (TBS) a nível de L1 a L4 deve ser utilizado quando os corpos vertebrais forem excluídos da análise da densidade óssea, porém, não é recomendado para o monitoramento. 

    Qual o Impacto na Prática?

    Na prática, o T-score mais baixo para ambos os quadris deve ser usado para a classificação diagnóstica. Adicionalmente, o TBS não é recomendado para o monitoramento e na tomada de decisões na prática clínica.

    BONE DENSITY AND BODY COMPOSITION ANALYSIS: THE NEW ISCD POSITION STATEMENT 2024

    Speaker: Mike Lewiecki (USA)

    Coordinator: Leonardo Bandeira (PE)

    Debators:

    Aline Lopes (PE)

    Paula Aragão (PE)


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/diabetes-pernambuco-2024-analise-da-composicao-corporal-e-da-densidade-ossea-segundo-o-posicionamento-de-2024-da-iscd-international-society-for-clinical-densitometry


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.