Crinecerfont Reduz Dose de Glicocorticoides na Hiperplasia Adrenal Congênita
19 de junho de 2024
um minuto de leitura
A insuficiência adrenal em pacientes com deficiência clássica de 21-hidroxilase na hiperplasia adrenal congênita (HAC) é tratada com terapia de reposição de glucocorticoides. No entanto, essa prática predispõe os pacientes a complicações relacionadas aos glucocorticoides. Um estudo de fase 3 concluiu que o crinecerfont (antagonista oral do receptor tipo 1 do fator liberador de corticotropina) pode reduzir significativamente a dose necessária de glucocorticoides, mantendo o controle da androstenediona.
182 adultos com HAC foram randomizados para receber crinecerfont ou placebo por 24 semanas. A dose de glucocorticoides foi mantida estável por 4 semanas, seguida pela redução e otimização ao longo de 20 semanas para alcançar a menor dose que mantivesse o controle da androstenediona. Houve uma redução significativa na dose de glucocorticoides no grupo crinecerfont em comparação com placebo. Uma dose fisiológica de glucocorticoides foi alcançada em uma maior proporção de pacientes no grupo crinecerfont. Níveis de androstenediona diminuíram significativamente com crinecerfont na semana 4, enquanto aumentaram no grupo placebo.
O uso de crinecerfont em pacientes com HAC resulta em uma maior redução da dose diária média de glucocorticoides, incluindo uma redução para o intervalo fisiológico, em comparação com o placebo, após a avaliação dos níveis de andrógenos adrenais. Estes achados sugerem que o crinecerfont pode ser uma opção terapêutica eficaz para reduzir as complicações relacionadas aos glucocorticoides em pacientes com HAC.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/crinecerfont-reduz-dose-de-glicocorticoides-na-hiperplasia-adrenal-congenita
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.