Controle da Crise Hipertensiva: Nicardipina ou Clevidipina?
05 de junho de 2024
um minuto de leitura
Nicardipina e clevidipina são bloqueadores dos canais de cálcio utilizados na crise hipertensiva, mas a evidência comparativa entre eles ainda é limitada. Um estudo comparou a eficácia e a segurança desses medicamentos no controle da pressão arterial durante crises hipertensivas. Os resultados indicam que a nicardipina pode oferecer um controle mais sustentado da pressão arterial com menor risco de hipertensão de rebote e maior economia de custos em comparação à clevidipina.
Esse foi um estudo de coorte retrospectivo, realizado em um único centro, envolvendo 156 pacientes divididos em dois grupos: 74 receberam nicardipina e 82 receberam clevidipina. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre os grupos na redução de 25% da PAM em uma hora. No entanto, 89,2% dos pacientes tratados com nicardipina atingiram a meta de PAS < 160 mmHg em 2-6 horas, em comparação com 73,2% no grupo da clevidipina (p=0.011).
Esse estudo sugere que implementar o uso preferencial da nicardipina quando comparado com a clevidipina pode trazer benefícios econômicos e clínicos. Na prática é importante ponderar que a disponibilidade dessas drogas pode variar por instituição e região. Além disso, considerar a experiência prévia de cada profissional na escolha do agente anti-hipertensivo é um aspecto relevante. No cenário brasileiro, tanto a nicardipina quanto a clevidipina não estão disponíveis para uso.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/controle-da-crise-hipertensiva-nicardipina-ou-clevidipina
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.