Como Diminuir a Mortalidade na Infecção Sanguínea Relacionada a Dispositivos Eletrônicos Cardíacos Implantáveis?
13 de maio de 2024
um minuto de leitura
Um estudo de coorte, retrospectivo e unicêntrico, investigou compreender a melhor abordagem diagnóstica, o tratamento e desfechos de pacientes com cardioversor desfibrilador implantável (CDI) e desfibrilador com terapia de ressincronização cardíaca (CRT-D) hospitalizados com infecção de corrente sanguínea (ICS). O estudo conclui que a imagem cardíaca é subutilizada e a alta taxa de mortalidade pode estar relacionada com o atraso ou ausência de remoção do dispositivo.
Dos 515 pacientes acompanhados, ocorreram 47 episódios de ICS e destes episódios 53% não foi realizado imagem cardíaca. A maioria dos pacientes foi admitido em unidades não cardiológicas e a extração do sistema ocorreu em apenas 3 casos. A taxa de mortalidade por todas as causas foi quase sete vezes maior em pacientes com ICS.
Esse estudo mostra que pacientes com ICS relacionada a dispositivos cardíacos implantáveis não recebem o manejo adequado em unidades não cardiológicas e altas taxas de mortalidade são observadas. A imagem cardíaca é uma ferramenta importante para auxílio diagnóstico, e consequentemente, início mais precoce de antibioticoterapia. A remoção completa do dispositivo e dos cabos, combinada com tratamento antibiótico prolongado, é considerada o padrão de tratamento.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/como-diminuir-a-mortalidade-na-infeccao-sanguinea-relacionada-a-dispositivos-eletronicos-cardiacos-implantaveis
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.