Colchicina Pós-Infarto do Miocárdio Não Reduz Eventos Cardiovasculares
27 de novembro de 2024
2 minutos de leitura
A Sociedade Europeia de Cardiologia recomenda, como classe IIa, o uso de colchicina em pacientes com doença arterial coronariana aterosclerótica crônica, baseada em estudos que demonstraram redução de eventos cardiovasculares com seu uso. Contudo, a eficácia da colchicina em pacientes que sofreram infarto do miocárdio (IM) permanecia incerta. O estudo CLEAR foi desenhado para avaliar o impacto do tratamento com colchicina, iniciado logo após o IM, sobre desfechos cardiovasculares em longo prazo. O estudo concluiu que o tratamento com colchicina, continuado por uma mediana de 3 anos, não reduziu significativamente a incidência de eventos cardiovasculares maiores, incluindo morte cardiovascular, IM recorrente, acidente vascular cerebral ou revascularização coronariana não planejada.
No estudo, 7062 pacientes com IM foram randomizados para receber colchicina (0,5 mg/dia) ou placebo e, paralelamente, espironolactona ou placebo. O desfecho primário foi uma composição de morte cardiovascular, IM recorrente, acidente vascular cerebral ou revascularização coronariana não planejada causada por isquemia, avaliado em uma análise de tempo até o evento. Durante um seguimento mediano de 3 anos, o desfecho primário ocorreu em 322 de 3528 pacientes (9,1%) no grupo de colchicina e em 327 de 3534 pacientes (9,3%) no grupo de placebo (HR 0,99; IC 95% 0,85–1,16; p=0,93), evidenciando que o uso da colchicina não reduziu significativamente o risco de eventos cardiovasculares no perfil avaliado.
Embora a colchicina tenha demonstrado benefícios em pacientes com doença arterial coronariana crônica, o estudo CLEAR revelou que esses benefícios não se repetem em pacientes pós-IM. Assim, o uso rotineiro de colchicina após IM, com o objetivo de reduzir a incidência de eventos cardiovasculares adversos, não é recomendado. Esses resultados reforçam a importância de direcionar terapias baseadas em evidências para populações específicas e cenários clínicos definidos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/colchicina-pos-infarto-do-miocardio-nao-reduz-eventos-cardiovasculares
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.