• Home

    CBR 2024 - Revendo a Doença Pulmonar Intersticial em Doenças do Tecido Conjuntivo

    27 de setembro de 2024

    2 minutos de leitura

    Qual o Contexto?

    Uma característica comum às doenças pulmonares intersticiais (DPIs) é o envolvimento difuso do interstício pulmonar, sendo a fibrose pulmonar idiopática o principal exemplo. Os sintomas mais frequentes incluem tosse seca, dispneia progressiva e fadiga. No exame físico, podem ser encontrados estertores basais bilaterais, baqueteamento digital, cianose central e sinais de insuficiência cardíaca direita. O exame padrão ouro para diagnóstico de DPI é a tomografia computadorizada de alta resolução. Diante do exposto, esse tema foi abordado pelo Dr. Yannick Allanore no Congresso Brasileiro de Reumatologia de 2024.

    Resumo da Palestra:

    O palestrante inicia destacando que as principais doenças reumatológicas que apresentam DPI são a esclerose sistêmica, a doença mista do tecido conjuntivo e as miosites inflamatórias. Como a DPI é um achado frequente nessas condições, deve ser sistematicamente investigada. Outras doenças que também podem apresentar DPI são a artrite reumatoide, a síndrome de Sjögren e o lúpus eritematoso sistêmico. No entanto, como nesses casos a DPI é menos comum, o rastreio só está indicado em pacientes com sintomas ou fatores de risco. Na artrite reumatoide, 65% dos casos são de pneumopatia intersticial usual (PIU), 25% de pneumopatia intersticial não específica (PINE), 5% de pneumopatia em organização (PO) e 5% inclassificáveis. Nas miosites, 60% dos casos são PINE, 15% PO, 15% inclassificáveis e 10% PIU. Na esclerose sistêmica, 60% são PINE, 10% PIU e 30% inclassificáveis. Na síndrome de Sjögren, 50% são PINE, 10% pneumopatia intersticial linfocítica (LIP), 30% inclassificáveis, 5% PIU e 5% PO. No lúpus eritematoso sistêmico, 40% dos casos são inclassificáveis, 30% PINE, 15% PIU e 15% PO.

    Qual o Impacto na Prática?

    Na prática, DPI deve ser investigada principalmente em pacientes com esclerose sistêmica, a doença mista do tecido conjuntivo e as miosites inflamatórias, através de tomografia computadorizada de alta resolução. 


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/cbr-2024-revendo-a-doenca-pulmonar-intersticial-em-doencas-do-tecido-conjuntivo


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.