CBR 2024 - O Impacto dos Biossimilares no Tratamento de Doenças Reumatológicas
20 de setembro de 2024
um minuto de leitura
Os biossimilares surgiram globalmente na década de 2010. Hoje, estudos demonstram sua eficácia em diversas doenças reumatológicas. No Brasil, há 51 biossimilares aprovados pela ANVISA, posicionando o país como o segundo maior mercado mundial, perdendo apenas para o mercado europeu. Diante do exposto, esse tema foi abordado pela Dra. Sandra Rejane Cabral Batista e demais palestrantes no Congresso Brasileiro de Reumatologia de 2024.
Um grande desafio é a falta de informação e conhecimento entre profissionais de saúde e pacientes, gerando resistência à prescrição devido a preocupações sobre eficácia e segurança. Além disso, barreiras financeiras e cobertura insuficiente pelos planos de saúde limitam o acesso.
Na prática, os biossimilares oferecem redução de custos, tornando os tratamentos mais acessíveis e aliviando a carga financeira do sistema público. Além disso, aumentam o acesso a terapias, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a necessidade de intervenções mais caras. Para finalizar, estimulam a competitividade do mercado, favorecendo inovações. O crescimento dos biossimilares também melhora a alocação de recursos no SUS e fortalece a indústria farmacêutica nacional, promovendo mais pesquisas
Texto elaborado pela Dra. Barbara Bayeh - Reumatologia USP-SP
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/cbr-2024-o-impacto-dos-biossimilares-no-tratamento-de-doencas-reumatologicas
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.