• Home

    CBR 2024 - O Impacto dos Biossimilares no Tratamento de Doenças Reumatológicas

    20 de setembro de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o Contexto?

    Os biossimilares surgiram globalmente na década de 2010. Hoje, estudos demonstram sua eficácia em diversas doenças reumatológicas. No Brasil, há 51 biossimilares aprovados pela ANVISA, posicionando o país como o segundo maior mercado mundial, perdendo apenas para o mercado europeu. Diante do exposto, esse tema foi abordado pela Dra. Sandra Rejane Cabral Batista e demais palestrantes no Congresso Brasileiro de Reumatologia de 2024. 

    Quais os Desafios do Uso de Biossimilares no Brasil?

    Um grande desafio é a falta de informação e conhecimento entre profissionais de saúde e pacientes, gerando resistência à prescrição devido a preocupações sobre eficácia e segurança. Além disso, barreiras financeiras e cobertura insuficiente pelos planos de saúde limitam o acesso. 

    Qual o Impacto na Prática?

    Na prática, os biossimilares oferecem redução de custos, tornando os tratamentos mais acessíveis e aliviando a carga financeira do sistema público. Além disso, aumentam o acesso a terapias, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a necessidade de intervenções mais caras. Para finalizar, estimulam a competitividade do mercado, favorecendo inovações. O crescimento dos biossimilares também melhora a alocação de recursos no SUS e fortalece a indústria farmacêutica nacional, promovendo mais pesquisas

    Texto elaborado pela Dra. Barbara Bayeh - Reumatologia USP-SP


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/cbr-2024-o-impacto-dos-biossimilares-no-tratamento-de-doencas-reumatologicas


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.