CBR 2024 - Infecções Recorrentes e Artrite Reumatoide: O Que o Reumatologista Deve Saber
27 de setembro de 2024
um minuto de leitura
Pacientes com doença pulmonar intersticial associada à artrite reumatoide (DPI-AR) têm um risco elevado de infecções graves, influenciado pela imunossupressão e atividade inflamatória. Um estudo recente lança luz sobre os microorganismos envolvidos e os fatores de risco para essas infecções. Diante do exposto, esse tema foi abordado pela Dra. Anna Carolina Faria Moreira Gomes Tavares no Congresso Brasileiro de Reumatologia de 2024.
A palestrante inicia apresentando o estudo "Rate of severe and fatal infections in a cohort of patients with interstitial lung disease associated with rheumatoid arthritis", publicado em 2024. Esse estudo acompanhou 148 pacientes com DPI-AR por 8 anos, revelando que 96% deles sofreram infecções graves, das quais 65% dos óbitos registrados foram secundários a essas infecções. As infecções respiratórias, como as causadas por SARS-CoV-2, Streptococcus pneumoniae e influenza A, foram as mais comuns. Idade avançada, alta atividade da doença e uso de corticosteroides foram identificados como os principais fatores de risco. A Dra. Tavares conclui que esse estudo reforça a necessidade de vigilância e prevenção rigorosas em pacientes com DPI-AR, destacando a importância da vacinação contra patógenos respiratórios preveníveis.
Na prática clínica, os médicos devem monitorar esses pacientes de perto e garantir que estejam com o calendário vacinal em dia para reduzir complicações graves.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/cbr-2024-infeccoes-recorrentes-e-artrite-reumatoide-o-que-o-reumatologista-deve-saber
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.