CBC 2024 - Inibidores do SGLT2 Melhoram Desfechos em ICFEP
22 de setembro de 2024
um minuto de leitura
Nos últimos anos, não existia nenhuma medicação com recomendação forte para o tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP), o que limitava bastante o manejo desta condição. No entanto, de acordo com diretrizes e trials recentes, os inibidores do SGLT2 comprovaram eficácia em melhorar desfechos neste perfil de pacientes. Dada a relevância do tema, ele foi discutido nesta sessão do Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
O palestrante, Dr. Marcelo Iório, pontuou que os inibidores do SGLT2 possuem classe de recomendação I (forte), juntamente com os diuréticos, para o tratamento da ICFEP. Ele está associado à redução significativa de taxas de hospitalização e morte cardiovascular e, por isso, não podem deixar de ser prescritos nestes pacientes. Vale ressaltar, ainda, que os benefícios encontrados se aplicam tanto para empagliflozina (avaliada no estudo EMPEROR-PRESERVD), quanto para dapagliflozina (avaliada pelo estudo DELIVER).
A comprovação da eficácia dos inibidores do SGLT2 sobre a redução de hospitalização e morte cardiovascular em pacientes com ICFEP é um passo importante para o tratamento deste perfil de pacientes, que representa um desafio terapêutico. Assim, diante destes achados, se deve prescrever esta classe medicamentosa em pacientes com ICFEP, devido à evidente melhora em desfechos clínicos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/cbc-2024-inibidores-do-sglt2-melhoram-desfechos-em-icfep
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.