CBC 2024 - Como Manejar Antiagregantes em Pré-Operatório
22 de setembro de 2024
um minuto de leitura
O manejo de antiagregantes plaquetários em pré-operatório de cirurgias não-cardíacas de pacientes previamente revascularizados ainda suscita muitas dúvidas entre cardiologistas. Por isso, este tema foi discutido no lançamento da Diretriz Brasileira de Avaliação Pré-Operatória, durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia 2024.
Em pacientes já submetidos à revascularização coronária, caso haja necessidade de cirurgia não-cardíaca eletiva, o tempo ideal entre a revascularização e a cirurgia não cardíaca é ≥ 6 meses (se revascularização por doença arterial coronariana crônica) e ≥ 12 meses (se revascularização por síndromes coronarianas agudas). Caso a antiagregação precise ser suspensa antes destes tempos, por urgências em cirurgia não-cardíaca, é fundamental que a cirurgia seja realizada em centro com suporte multidisciplinar e retaguarda hemodinâmica. Outra recomendação importante pontuada nesta Diretriz é que o AAS 100mg/dia deve ser mantido por todo período perioperatório, exceto para neurocirurgias ou procedimentos de risco hemorrágico proibitivo; clopidogrel e ticagrelor devem ser suspensos por 5 dias antes de cirurgias não-cardíacas e prasugrel, por 7 dias.
O manejo adequado de antiagregantes no pré-operatório de cirurgias não-cardíacas é fundamental para evitar aumento de risco hemorrágico, bem como aumento de risco isquêmico nos pacientes previamente revascularizados. Deve-se seguir as recomendações descritas acima para que o paciente revascularizado, que possui alto risco cardiovascular, possa ter uma adequada recuperação pós-operatória, sem experimentar desfechos clínicos negativos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/cbc-2024-como-manejar-antiagregantes-em-pre-operatorio
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.