BNP Sérico Pode Predizer Mortalidade em Cardiopatia Congênita?
26 de julho de 2024
um minuto de leitura
As cardiopatias congênitas (CC) ainda são causas importantes de morte prematura. Alguns estudos sugeriram que a dosagem de peptídeos natriuréticos (BNP) pode identificar portadores de CC com maior chance de eventos adversos. Assim, foi realizada esta coorte ,que mostrou que o BNP basal e suas mudanças temporais podem ser associadas à mortalidade por qualquer causa em CC, independente de qual cardiopatia, sua complexidade e comemorativos anatômicos/hemodinâmicos.
Esta coorte incluiu 3.392 pacientes portadores de CC sob longo tempo de seguimento, de um centro terciário especializado em cardiopatias congênitas, entre 2006 e 2019. O desfecho primário do estudo era mortalidade por qualquer causa. Seus resultados mostraram que pacientes com maiores dosagens basais de BNP e aqueles dentro do quartil mais alto da alteração temporal do BNP tiveram risco significativamente aumentado de morte por qualquer causa, independente da cardiopatia congênita de base, sua complexidade, comemorativos hemodinâmicos/anatômicos e/ou função sistólica sistêmica ventricular.
Tal análise precisa ser interpretada com cautela, visto que se trata de uma coorte (e não, um estudo randomizado) que avaliou apenas portadores de CC de um único centro especializado. Assim, não podemos generalizar seus resultados e aplicar largamente em nossa prática clínica. Novos e maiores estudos randomizados serão necessários para avaliar o real impacto prognóstico da dosagem basal e mudanças temporais do BNP sobre a morbidade e mortalidade de pacientes portadores de cardiopatia congênita.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/bnp-serico-pode-predizer-mortalidade-em-cardiopatia-congenita
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.