Azatioprina é Segura na Gravidez? FDA Emite Alerta de Problemas Associados as Tiopurinas
29 de maio de 2024
um minuto de leitura
A agência Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos emitiu um alerta para profissionais da saúde sobre o risco raro de colangite intra-hepática da gravidez (CIP) associado ao uso de tiopurinas, como azatioprina, 6-mercaptopurina e 6-tioguanina. Esses imunossupressores são conhecidos por seu risco de hepatotoxicidade e já possuem advertências sobre riscos fetais quando usados durante a gravidez. O alerta da FDA enfatiza a necessidade de interrupção do uso dessas substâncias se a paciente desenvolver CIP durante a gestação.
Os casos relatados de CIP ocorreram principalmente entre gestantes que usavam esses medicamentos, com melhoria dos sintomas e dos níveis elevados de ácidos biliares após a descontinuação da azatioprina.Esse novo alerta requer que os fabricantes atualizem as etiquetas dos produtos para incluir informações adicionais sobre o risco de CIP.
A azatioprina e a 6-mercaptopurina são frequentemente usadas no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, além de lúpus eritematoso sistêmico. Diretrizes da American Gastroenterological Association e da American College of Rheumatology indicam que a azatioprina pode ser continuada durante a gravidez. Na prática clínica, é vital monitorar as gestantes que utilizam tiopurinas para o tratamento de doenças autoimunes, considerando a descontinuação do medicamento ao primeiro sinal de CIP.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/azatioprina-e-segura-na-gravidez-fda-emite-alerta-de-problemas-associados-as-tiopurinas
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.