Anvisa Aumenta Controle na Prescrição de Zolpidem
24 de maio de 2024
um minuto de leitura
O zolpidem, um medicamento hipnótico usado no tratamento de insônia de curta duração, tem sido amplamente utilizado. No entanto, a Anvisa aprovou um aumento do controle na prescrição e venda deste medicamento pelo aumento de relatos de uso abusivo e irregular. A partir de 1º de agosto de 2024, todos os medicamentos à base de zolpidem deverão ser prescritos com Notificação de Receita B (azul), exigindo que o profissional prescritor tenha cadastro na vigilância sanitária local.
A decisão foi baseada no crescimento significativo do consumo de zolpidem e no aumento de eventos adversos relacionados ao seu uso. Entre 2018 e 2022, as vendas de zolpidem no Brasil aumentaram 67%, passando de 13,1 milhões para 21,9 milhões de caixas. Este aumento foi atribuído à prescrição não monitorada e à falsa sensação de segurança em relação ao risco de dependência.
O zolpidem já estava enquadrado na lista B1 (psicotrópicos), que é mais restrita, porém o Adendo 4 flexibilizava a restrição e previa que medicamentos com até 10 mg de zolpidem fizessem parte da lista C1 (prescrição em receita branca de duas vias) sem a exigência de que o prescritor seja cadastrado pela autoridade sanitária local. Portanto, essa mudança impacta diretamente na prática clínica com a necessidade de cadastro de todos os prescritores de zolpidem para uso da receita azul.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/anvisa-aumenta-controle-na-prescricao-de-zolpidem
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.