ADA 2024 - Uso de Tratamento Adjuvante com Análogos de GLP-1 em Pacientes com MODY HNF1-A e HNF4-A
01 de julho de 2024
2 minutos de leitura
Além dos diabetes tipo 1 e tipo 2, há outros tipos como o MODY (maturity-onset diabetes of the young), uma forma monogênica geralmente autossômica dominante, diagnosticada em jovens (< 25 anos). O MODY 1, causado por mutação no gene HNF4-alfa, responde bem às sulfonilureias inicialmente. Já o MODY 3, devido à mutação no gene HNF1-alfa, também responde às sulfonilureias, mas pode evoluir para a necessidade de insulina. As sulfonilureias despolarizam o canal de potássio das células beta, "forçando" a secreção de insulina, mas podem falhar com o tempo, levando à necessidade de insulinoterapia.
O uso de análogos de GLP-1 já foi descrito em pacientes com MODY HNF1-A e HNF4-A, mas faltam evidências sobre sua eficácia como tratamento adjuvante às sulfonilureias. Um estudo apresentado na sessão de pôsteres sobre terapias baseadas em incretinas, no ADA 2024, reuniu uma série de casos de pacientes com MODY da Universidade de Michigan para avaliar o efeito do tratamento adjuvante com aGLP-1 em pacientes com MODY HNF1-A e HNF4-A tratados com sulfonilureias.
Entre os 87 pacientes com MODY confirmado por avaliação genética (11 com MODY HNF-1 e 76 com MODY HNF-4A), foram identificados 4 pacientes tratados com aGLP-1 como adjuvante às sulfonilureias. Todos eram brancos, 3 mulheres e 3 com MODY HNF-1A. Dois receberam dulaglutida subcutânea, 1 recebeu semaglutida subcutânea e outro semaglutida oral. A hemoglobina glicada (HbA1c) média antes do início do aGLP-1 era de 7,7% e o IMC médio era de 28,5 kg/m². Após o início dos aGLP-1, houve uma redução média de HbA1c de 1,3%, com uma perda de peso média de 15,8 libras (aproximadamente 7,17 quilos) e redução média de IMC de 2,6 kg/m². Além disso, a dose de sulfonilureias foi reduzida em média 6%.
Embora sejam dados iniciais de séries de casos com uma amostra muito pequena, este estudo apresenta perspectivas para novas pesquisas sobre o uso de análogos de GLP-1 em pacientes com MODY, podendo ser uma opção adjuvante nos casos de resposta insuficiente às sulfonilureias.Do ponto de vista fisiopatológico, o uso de análogos de GLP-1 nestes pacientes pode ser benéfico, permitindo a redução das doses de sulfonilureias (diminuindo o risco de hipoglicemias) e contrabalanceando o ganho de peso observado com o uso das sulfonilureias. Ensaios clínicos randomizados avaliando o uso de aGLP-1 em pacientes com MODY HNF-1 e MODY HNF-4A são necessários para confirmar os achados aqui demonstrados.
Texto elaborado por: Dra. Julia Leitão, Endocrinologista pela UFPR
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/ada-2024-uso-de-tratamento-adjuvante-com-analogos-de-glp-1-em-pacientes-com-mody-hnf1-a-e-hnf4-a
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.