ADA 2024 - Semaglutida de Depósito: Uma Revolução no Tratamento do Diabetes Tipo 2?
05 de julho de 2024
2 minutos de leitura
A semaglutida é um agonista do receptor de GLP1 (arGLP1) utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 (DM2) e da obesidade, tradicionalmente administrado semanalmente via subcutânea. Pesquisadores israelenses apresentaram no Congresso Americano de Diabetes 2024 uma nova formulação de semaglutida de longa duração, administrada uma vez a cada 4 semanas. Esta nova formulação consiste em microesferas de semaglutida de liberação prolongada, objetivando simplificar o esquema posológico atual.
A eficácia e o perfil farmacocinético da semaglutida de depósito foram avaliados em ratos e mini-porcos. No estudo, ratos db/db receberam injeções de 2 mg/kg de semaglutida de depósito no dia 0, comparadas com injeções diárias de 0,02 mg/kg de semaglutida tradicional por 42 dias. Em um estudo paralelo, ratos receberam injeções intramusculares com 2 mg/kg de semaglutida de depósito no dia 0, comparadas com injeções diárias de 0,02 mg/kg de semaglutida tradicional por 28 dias. O perfil farmacocinético, glicemia de jejum, HbA1c e ingestão alimentar foram avaliados. Em mini-porcos, os animais receberam 0,5 mg/kg de semaglutida intramuscular de depósito no dia 0 ou 0,008 mg/kg de semaglutida tradicional subcutânea a cada 72 horas, por 28 dias.
Os estudos de farmacocinética nas duas espécies demonstraram perfil de liberação sustentada, mantendo concentrações plasmáticas dentro do intervalo terapêutico por pelo menos 30 dias. Houve redução significativa da ingestão alimentar, da glicemia de jejum nos dias 14 e 28, e dos níveis de hemoglobina glicada no dia 28 no tratamento com semaglutida de depósito em ratos, em comparação com os controles. Uma dose única de semaglutida de depósito administrada no dia 0 foi comparável com as 28 doses diárias de semaglutida tradicional. A semaglutida de depósito administrada no dia 0 demonstrou um perfil farmacocinético de duração de 1 mês, com eficácia comparável à semaglutida tradicional administrada diariamente ou a cada 72 horas em porcos ou mini-porcos, respectivamente.
Com os resultados promissores, os pesquisadores estão planejando estudos clínicos de fase I e IIa para avaliar a biodisponibilidade e eficácia em pacientes com diabetes tipo 2. Esta nova formulação pode representar um avanço significativo no tratamento do DM2, oferecendo maior adesão e comodidade aos pacientes.
Texto elaborado por: Dra. Julia Leitão, Endocrinologista pela UFPR
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/ada-2024-semaglutida-de-deposito-uma-revolucao-no-tratamento-do-diabetes-tipo-2
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.