ADA 2024 - Ecnoglutida: Novo Análogo de GLP-1 para Tratamento de DM2
01 de julho de 2024
2 minutos de leitura
Após a revolução no tratamento do diabetes tipo 2 (DM2) e obesidade com agonistas do receptor de GLP-1 (arGLP-1), novas moléculas incretínicas estão sendo desenvolvidas para melhores resultados terapêuticos. Agonistas com efeito “enviesado” do receptor de GLP-1 podem ser mais eficazes no controle da glicose e do peso. Eles favorecem a produção de AMP cíclico (AMPc) e reduzem a internalização do receptor de GLP-1, potencializando a secreção de insulina e a perda de peso. A ecnoglutida, um análogo de GLP-1 de longa ação com esse viés, foi avaliada em um estudo de fase 3, apresentado no Encontro da Associação Americana de Diabetes 2024, em pacientes com DM2.
Estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, envolvendo 211 adultos com DM2 sem controle adequado com dieta e atividade física, em 33 centros na China. Os participantes foram randomizados para receber injeções de 0,6 mg ou 1,2 mg de ecnoglutida, ou placebo, semanalmente, por 24 semanas. Avaliaram-se as mudanças na hemoglobina glicada (HbA1c), peso corporal, IMC, segurança e tolerabilidade. No início, a HbA1c média era 8,52%, e o IMC médio era 27,2 kg/m². Após 24 semanas, reduções significativas na HbA1c foram observadas (1,96 a 2,43%) nos grupos tratados com ecnoglutida comparados ao placebo. Além disso, 76% dos participantes com 1,2 mg de ecnoglutida atingiram HbA1c ≤ 6,5%, 35% HbA1c < 5,7% e 43% perderam pelo menos 5% do peso corporal. A ecnoglutida foi considerada segura e bem tolerada. Os efeitos adversos mais comumente relatados foram: redução do apetite, diarreia e náusea, e em sua maioria foram leve-a a moderados e de caráter transitório.
Este estudo traz perspectivas promissoras para o tratamento do DM2 e obesidade, com a ecnoglutida mostrando reduções significativas na HbA1c e no peso corporal. Espera-se que novos dados e pesquisas futuras confirmem esses achados, potencialmente incluindo a ecnoglutida como uma opção terapêutica eficaz para pacientes com DM2.
Texto elaborado por: Dra. Julia Leitão, Endocrinologista pela UFPR
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/ada-2024-ecnoglutida-novo-analogo-de-glp-1-para-tratamento-de-dm2
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.