ADA 2024 - Contando Calorias ou Contando Horas: Alimentação com Restrição de Tempo
04 de julho de 2024
2 minutos de leitura
A prática de Alimentação com Restrição de Tempo (TRE, do inglês Time Restricted Eating), consiste em limitar o período diário de alimentação a uma janela específica de horas. Essa abordagem tem ganhado popularidade como uma alternativa mais simples e eficaz para a perda de peso e o controle de diabetes tipo 2, comparada à tradicional restrição calórica. Diante disso o tema foi discutido no Congresso Internacional de Obesidade 2024, destacando sua relevância crescente na prática clínica como uma ferramenta poderosa no arsenal do médico para ajudar pacientes a gerenciar peso e diabetes com menos estresse e complexidade, promovendo uma maior adesão e melhores resultados de saúde.
Os estudos apresentados na palestra compararam grupos de indivíduos que seguiram a TRE com outros que seguiram a restrição calórica. Os participantes do grupo TRE foram instruídos a comer dentro de uma janela de 8 horas, seis dias por semana. Os dados foram coletados ao longo de um período de 6 a 12 meses para avaliar a adesão, a perda de peso e os impactos na sensibilidade à insulina e no controle glicêmico.
A prática de TRE demonstrou ser uma abordagem eficaz para a perda de peso, onde os participantes perderam em média 5% do seu peso corporal em 6 meses e mantiveram essa perda ao longo de um ano. O estudo também mostrou que a TRE é mais fácil de seguir do que a restrição calórica, pois os indivíduos não precisam contar calorias e tendem a comer menos alimentos simplesmente por causa da janela reduzida de alimentação. A TRE também resultou em uma ligeira melhora na sensibilidade à insulina. Além disso, no controle do diabetes tipo 2, a TRE se mostrou tão eficaz quanto a restrição calórica em reduzir os níveis de A1c, uma medida importante do controle glicêmico. A adesão à TRE foi maior porque os participantes não precisavam alterar drasticamente os tipos de alimentos que comiam, apenas a quantidade.
Abordagem Simples e Eficaz: a TRE oferece uma alternativa simples para os pacientes que lutam com a contagem de calorias e dietas restritivas, o que pode aumentar a adesão ao plano alimentar e melhorar os resultados de perda de peso. Melhoria no Controle do Diabetes: a TRE pode ser recomendada para pacientes com diabetes tipo 2, pois mostrou reduzir os níveis de A1c de maneira similar à restrição calórica, mas com maior adesão.Orientação sobre a Janela de Alimentação: médicos podem aconselhar sobre a melhor janela de alimentação com base no estilo de vida e nas preferências do paciente, destacando que uma janela de alimentação mais cedo no dia pode ser melhor para o controle glicêmico.Atenção aos Efeitos Adversos Iniciais: durante as primeiras semanas, os pacientes podem experimentar dores de cabeça devido à desidratação, e recomenda-se aumentar a ingestão de água. Adaptação Personalizada: pacientes devem ser orientados a não mudar drasticamente a janela de alimentação, pois isso pode dificultar a adaptação dos ritmos circadianos.
Texto elaborado por: Dra. Tassiane Alvarenga, Endocrinologista, criadora do Instagram @medicosnacozinha
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/ada-2024-contando-calorias-ou-contando-horas-alimentacao-com-restricao-de-tempo
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.