ADA 2024 - Células Derivadas de Células-Tronco como Cura Potencial para Diabetes Tipo 1: Resultados do Estudo FORWARD
24 de junho de 2024
2 minutos de leitura
Repor células beta para pacientes com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) tem o potencial de curar esta condição. Alguns tipos de células estão sendo testadas com essa finalidade, entre elas células produtoras de insulina derivadas de células-tronco. Em 2024, no Encontro da Associação Americana de Diabetes, ADA 2024, foram trazidas atualizações sobre o ensaio clínico de fase 1/2 FORWARD, onde células VX880, produtoras de insulina derivadas de células-tronco, foram administradas a adultos com DM1 e hipoglicemias graves e/ou assintomáticas, com imunossupressão.
Foram incluídos 14 pacientes (12 receberam a dose completa e 2 metade da dose). A média de idade foi de 43,6 anos e tempo médio de doença de 22,8 anos. Todos os participantes tinham níveis indetectáveis de C-peptídeo no início do estudo, indicando ausência de produção de insulina endógena. O tempo de acompanhamento foi de 150 dias, sendo que 3 indivíduos já completaram um ano. Entre os que receberam a dose completa, todos atingiram hemoglobina glicada abaixo de 7%, tempo no alvo acima de 70% e eliminação de episódios de hipoglicemias graves. Com 180 dias de acompanhamento (10 pacientes), houve 7 casos de interrupção completa da insulina e nos outros houve diminuição significativa da dose. Quanto aos eventos colaterais do estudo, havia grande interesse, pois foi interrompido por duas mortes. As causas foram meningite criptocócica pós-operatória e progressão de disfunção neurocognitiva de lesão craniana prévia. Esses eventos não foram associados ao medicamento e o estudo foi retomado.
Este estudo representa um avanço significativo na área de DM1, pois traz a perspectiva de uma possível cura. No entanto, as células estudadas exigem imunossupressão, justificável apenas para pacientes com hipoglicemias graves e/ou assintomáticas. Estão sendo investigadas formas de proteger as células de novos ataques autoimunes, como encapsulamento ou modificações genéticas. Estas abordagens poderiam eliminar a necessidade de imunossupressão, permitindo que o tratamento beneficie um número maior de pessoas com DM1 sem complicações. Isso pode permitir a cura da doença e transformar significativamente a prática clínica.
Texto escirito por Dra. Melanie Rodacki - Endocrinologista, mestre e doutora pela UFRJ
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/ada-2024-celulas-derivadas-de-celulas-tronco-como-cura-potencial-para-diabetes-tipo-1-resultados-do-estudo-forward
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.