Acesso à Esquerda é Preferível para Punção Venosa Subclávia Guiada por Ultrassom
21 de outubro de 2024
um minuto de leitura
O mal posicionamento de cateter após a punção venosa subclávia (PVS) não é incomum e pode resultar em complicações graves. Por isso, um estudo randomizado avaliou qual topografia subclávia (direita ou esquerda) está associada a menores taxas de mal posicionamento. Os resultados revelam que o acesso à subclávia esquerda, guiado por ultrassom, está relacionado a um menor risco de mal posicionamento de cateter em comparação ao acesso à direita.
Foram randomizados 449 pacientes com programação de punção subclávia sob anestesia geral, divididos em dois grupos: 224 alocados no grupo submetido à punção em subclávia esquerda e 225 no grupo submetido à punção em subclávia direita. O desfecho primário foi a taxa total de mal posicionamento de cateter. Os resultados mostraram que a taxa de mal posicionamento de cateter foi significativamente menor (p=0,001) no grupo submetido à punção de veia subclávia esquerda quando comparado àquele submetido à punção de subclávia direita. Além disso, no grupo submetido à punção de subclávia esquerda, as taxas de sucesso de cateterização na primeira tentativa (p=0,020) foram maiores.
Os achados deste estudo randomizado reforçam que, no cenário de Terapia Intensiva, a punção em subclávia esquerda guiada por ultrassom é preferível devido ao menor risco de mal posicionamento de cateter e a taxas mais elevadas de sucesso na primeira tentativa de punção. Dessa forma, pode-se afirmar que a escolha desse sítio representa uma boa prática médica, garantindo uma maior segurança para o paciente crítico.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/acesso-a-esquerda-e-preferivel-para-puncao-venosa-subclavia-guiada-por-ultrassom
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.