EASD 2024 - A Relação Entre Colesterol HDL Sérico, Doença Cardiovascular e Mortalidade em Pessoas com Diabetes Tipo 2 Baseadas na Comunidade
13 de setembro de 2024
um minuto de leitura
Estudos epidemiológicos da população geral mais antiga encontraram uma associação inversa simples entre o colesterol HDL sérico e eventos de doenças cardiovasculares (MACE) e mortalidade, mas uma série de dados na última década sugeriu uma relação em U. Porém, ainda é incerto se isso se aplica ao diabetes tipo 2. Diante disso, esse tema foi abordado pelo Dr. Timothy Davis durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
O palestrante inicia explicando que o seu estudo avaliou a relação entre as concentrações de HDL-colesterol e eventos cardiovasculares e mortalidade em 1.479 participantes com diabetes tipo 2 do estudo Fremantle Diabetes Study - Phase II. Em mulheres, houve uma relação em forma de U, onde tanto os níveis baixos (<1,04 mmol/L ou <40 mg/dL) quanto altos (>1,59 mmol/L ou >61 mg/dL) de HDL-colesterol foram preditores independentes de MACE e mortalidade. Em homens, essa relação não foi observada para MACE, mas HDL baixo (<0,90 mmol/L ou <35 mg/dL) foi associado à mortalidade. O Dr. Davis destaca a importância do perfil lipídico, especialmente o HDL, no manejo clínico de diabetes tipo 2, com diferenças específicas entre os sexos.
Na prática clínica, os níveis de colesterol HDL podem ser um marcador importante do risco cardiovascular em mulheres com diabetes tipo 2, mas a relação entre o colesterol HDL e o risco cardiovascular pode variar entre homens e mulheres.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/a-relacao-entre-colesterol-hdl-serico-doenca-cardiovascular-e-mortalidade-em-pessoas-com-diabetes-tipo-2-baseadas-na-comunidade
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.